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Alerta: consumo excessivo de proteína nem emagrece nem faz os músculos crescerem

A proteína é um nutriente composto por cadeias de aminoácidos que favorecem a contração dos músculos, a produção de anticorpos e a construção de novos tecidos. Ela é encontrada em carnes, leites, soja e ovos. A ingestão da proteína beneficia principalmente atletas e frequentadores de academia. Não por acaso, criaram até uma dieta baseada nela, já que suas propriedades auxiliam no emagrecimento e no crescimento dos músculos.

Entretanto, há estudos que garantem que o consumo exagerado de proteína mais atrapalha do que ajuda, uma vez que a substância não consegue ser estocada no organismo. O que for consumido em além do necessário ficará como excedente e será transformado em carboidrato. Sendo assim, de nada adianta cortar o carboidrato da dieta se a proteína em demasia vai virar… carboidrato.

Nos estudos, a ingestão mais alta que surtiu efeito para ganho de massa muscular em indivíduos ativos foi da ordem de 2 gramas de proteína por dia por quilo de peso corporal, contra 0,8 grama para o sedentário. E atenção: estamos falando da quantidade do nutriente, e não do alimento que o carrega.

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A explicação para não precisarmos de um aporte enorme de proteínas alimentares é simples. Parte da proteína já presente em diversos tecidos corporais é constantemente degradada, resultando em aminoácidos que serão utilizados para outra síntese protéica. É como reutilizar os tijolos intactos de uma demolição para construir uma nova casa. Nosso organismo é inteligente!

Além disso, o músculo é composto 70% de água. Isso mesmo, 70%! Como falamos no início, o que mais empurra a água para dentro das células musculares é o carboidrato. Portanto, balancear a alimentação faz mais sentido do que privilegiar esse ou aquele nutriente.

Além de aumento de peso, o excesso de carne, ovos e outros alimentos pode causar inflamação intestinal que, por sua vez, atrapalha se o objetivo for emagrecer.

A ingestão da proteína beneficia principalmente atletas e frequentadores de academia
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