CATAVENTO - Gif
Mobile - Maria Bonita

Cães expostos em agropecuárias causam polêmica em Divinópolis

Por trás de um cão bonito preso na jaula pode haver uma história triste.
Por trás de um cão bonito preso na jaula pode haver uma história triste.

 

A venda de cães de raça é um mercado que cresce no Brasil. Cachorros de todos os portes são criados em canis profissionais e comercializados por preços variados. Basta andar por Divinópolis e ver a quantidade de cães expostos em jaulas em diversas agropecuárias. No entanto, o assunto divide opiniões de pessoas.

Defensores do comércio de cães alegam que determinadas raças são mais bonitas e com características mais peculiares. Afirmam também que a criação de raças é uma forma de manter a excelência de tipos de cachorros geneticamente privilegiados em determinados aspectos.

A notícia continua após a publicidade

Bolsonaro Grande

A notícia continua após a publicidade

Mobile - Maria Bonita

Por outro lado, defensores da causa animal alegam que é contraditório comprar cachorros enquanto há inúmeros cães na rua e em abrigos que sofrem abandonados enquanto aguardam uma adoção. Os críticos do comércio de cães também argumentam que há crueldades praticadas em determinas lojas, pois as jaulas são pequenas e os animais não possuem espaço e liberdade para uma vida saudável.

Os animais sofrem visivelmente. Choram sem o espaço necessário e ficam trancafiados em jaulas minúsculas e em alguns casos até expostos ao forte calor. Pessoas ficam com dó e compram achando que estão salvando o cão, mas estão apenas alimentando uma indústria cruel.”, afirma Roberto Amaral, 40 anos, advogado e ativista da causa animal em Divinópolis.

“É crueldade explícita. Muitos filhotes possuem os rabos cortados. A mutilação ocorre por mera questão estética e compromete o equilíbrio do animal.”, é a opinião da empresária Cristina Andrade, divinopolitana que recolhe cães de rua os mantém em abrigos para adoção.

Criadores

Até mesmo criadores profissionais criticam a exposição dos cães em agropecuárias. Donos de canis famosos afirmam que deixar o filhote sem liberdade para brincar e se exercitar é covardia. Afirmam também que muitos comerciantes agem na ilegalidade e não possuem documentação para assegurar a pureza das raças. Em alguns casos é fácil perceber como as raças foram claramente alteradas para pior.

Tecnicamente, confinar cães em gaiolas pequenas não configura crime. Mas a exposição ao frio, a falta de higiene da jaula e a ausência de água não são permitidos. Qualquer cidadão que avistar maus-tratos pode denunciar ligando 3691 8053, através da Polícia Militar do Meio Ambiente.

Animais Esperando Adoção

Enquanto o debate continua acirrado, cães abandonados seguem esperando uma adoção. Animais dos mais variados tamanhos, cores, comportamentos e tipos aguardam o carinho de uma família responsável. Nenhum deles custará um centavo e o amor do animal será o mesmo de um cão de raça.


Grande - Catavento
Bolsonaro Mobile



Você também vai gostar Mais deste autor

Comentário

Carregando...
Rodapé - Qi
Mobile - Qi