Autores e autoras divinopolitanas publicam 50 novas obras em 2019

O aumento de 34% no índice em relação ao ano anterior, se deve as iniciativas independentes, segundo o levantamento de uma editora da cidade; FLID deve retornar em 2020

Os lançamentos de livros subiram em 34% na região Centro-Oeste de Minas, em relação a 2018. Foram 17 obras a mais com autores independentes na região. O levantamento foi realizado pela Gulliver Editora em Divinópolis. E a expectativa para 2020 é de um aumento ainda superior, com 50% a mais em comparação a este ano.

Segundo Joubert Amaral, diretor da editora, o aumento do número de escritores na região segue na contramão do restante do país e se deve principalmente, à iniciativa de autores independentes.

“De fato, é uma questão mais local do que nacional. Afinal, já tem um tempo que o mercado vem tentando se recuperar. Este ano tivemos um aumento nos contratos de autores independentes – que são aqueles que financiam a própria obra e isso foi fundamental. Porém, a Guliver também recebeu um aumento de livros com investimento próprio no seu selo de literatura, como Adélia Prado, Cris Guerra e Paulihno Pedra Azul”, explicou.

Conforme a editora, em 2018 foram publicados cerca de 33 obras e neste ano o número saltou para 50. Segundo Amaral, para o próximo ano, a expectativa é fazer um investimento mais alto no seu selo de literatura.

“Já temos um contrato firmado com uma grande empresa do setor editorial, que vai nos permitir trazer grandes nomes da literatura nacional, os quais já estão em negociação com a editora. Nossa meta é fomentar cada vez mais a leitura em nossa região”, ressaltou Joubert.

Outro ponto importante para fomentar o aumento nas publicações regionais, no próximo ano será o retorno da Festa Literária de Divinópolis (Flid).

“A Flid é o maior palco para a apresentação dos autores independentes da região. Certamente vamos conseguir avançar cada vez mais no lançamento de obras independentes. A festa está já está sendo preparada e será, certamente um sucesso”, finalizou.

Livros lançados em 2019

 

Entre as 50 obras lançadas neste ano, estão: “Alma de Músico”, “Com Amor” e o “O Segundo Nascimento”. Todas estas obras foram lançadas no mês de dezembro.

“Alma de Músico”


O pianista e compositor Túlio Mourão esteve em Divinópolis na última semana para lançar o livro “Alma de Músico”. A obra é uma comemoração aos 50 anos de carreira do músico e reúne crônicas sobre sua trajetória, histórias de bastidores dos shows, além de vivências pessoais. Túlio Mourão é divinopolitano, ao longo de sua jornada fez parte da Banda Mutantes além de trabalhar com grandes nomes da MPB como Milton Nascimento e chico Buarque.

“Com Amor”

Denise Arantes lançou no início deste mês o livro “Com Amor” que reúne textos que ela escreveu após doar o rim para o marido Daniel. Desde a internação no hospital, a Denise publica textos, relatos sobre o processo nas redes sociais como uma forma de registro para si mesma, uma terapia, como ela ponta. Com o tempo os textos mobilizaram pessoas de diversos lugares. Além de protagonista da história, o Daniel marido da Denise também é editor do livro. “Com Amor” foi lançado em Itapecerica e em Divinópolis.

“O Segundo Nascimento”


O escritor Juarez Nogueira comemorou também no início do mês, 18 anos de carreira literária com o lançamento do livro de poemas “O Segundo Nascimento”. Professor, escritor, editor e curador da Festa Literária de Divinópolis, Juarez é autor de várias obras literárias, duas delas receberam o prêmio selo recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil, sendo: “O Menino Alquimista” e “Minauá”.





Você também vai gostar Mais deste autor

Comentário

Carregando...
Rodapé - Maria Bonita
Mobile - Qi