CATAVENTO - Gif
Mobile - Política

Edson Sousa discursa na Câmara contra “racismo” na cor preta do luto

Projeto contra suposto racismo foi defendido pelo vereador na tarde de hoje.
Projeto contra suposto racismo foi defendido pelo vereador na tarde de hoje.

 

O irreverente projeto do vereador Edson Sousa (PMDB) que prevê a alteração da cor do luto oficial de Divinópolis foi defendida pelo próprio auto na tarde de hoje em sessão da Câmara. O parlamentar divinopolitano pede que a cor preta seja substituída pelo cinza.

Edson Sousa usou seu tempo de fala na casa política para discursar apresentando o que o motivou a criar o projeto. Basicamente, o vereador alega que expressões populares que vinculam a cor preta à situações pejorativas são consequências do racismo cultural impregnado na sociedade brasileira. Edson citou frases do físico Albert Einstein para em seguida refutar o suposto preconceito racial expresso na frase “boi, boi, boi, boi da cara preta”.

A notícia continua após a publicidade

CATAVENTO - Gif

A notícia continua após a publicidade

Mobile - Qi

O edil também citou os anos de escravidão que assolaram o país e alega que o racismo é um problema real no país.

Polêmica nas Ruas

O vereador iniciou o discurso mencionando o impacto que o anúncio do projeto causou nas ruas e na internet. Edson alega que entrou em vários grupos de discussões nas redes sociais para refutar com argumentos contundentes os críticos do projeto.

Luto

O preto é tradicionalmente associado ao luto há séculos desde a Idade Média. Na civilização ocidental, é comum usar roupas negras para mostrar sentimentos de pesar. O luto pode ser expresso sob a forma de diversas cores, que variam de país para país. As mais usuais são o preto e o branco, mas há exceções.

Na África do Sul é habitual a utilização do vermelho. No Egito, é o amarelo. Na Índia, pode ser o castanho ou o branco. Na Tailândia, é o roxo. No Irã, é o azul.

Edson Sousa alega que, se o projeto for aprovado, Divinópolis será pioneira e destaque em rede nacional.


CATAVENTO - Gif
Mobile - Cidade



Você também vai gostar Mais deste autor

Comentário

Carregando...
Rodapé - Maria Bonita
Mobile - Maria Bonita