Grande - Cidade
Mobile - Maria Bonita

Homem trans leva vantagem contra competidoras em vôlei feminino

Foto: Reinaldo Canato.

 

Tifanny Abreu é o nome da ponteiro do Bauru, time de vôlei que disputa a Superliga do vôlei feminino do Brasil. Antes de se tornar a atleta recordista de pontos na competição, Tifanny era homem. Com o nome de Rodrigo Abreu, o até então atleta do vôlei masculino era mais um atleta no popular esporte brasileiro. Aos 30 anos, insatisfeito com o corpo masculino e se considerando uma mulher aprisionada ao corpo errado, Rodrigo passou por um tratamento hormonal, fez uma cirurgia de mudança de sexo e posteriormente, em 2017, obteve licença para atuar ao lado de outras mulheres.

Polêmica

A notícia continua após a publicidade

Bolsonaro Grande

A notícia continua após a publicidade

Mobile - Maria Bonita

A força física de Tifanny é notória contra as adversárias. Dotada de uma força acima da média, a ponteiro consegue bater na bola com grande força física para sobrepor as adversárias. O caso começa a ganhar forte discussão no meio esportivo.

Por um lado, atletas exaltam a coragem de Tifanny em enfrentar o preconceito e superar barreiras para ser aceita como mulher. Do outro, competidoras argumentam que a disputa é injusta, pois Tifanny ainda possui músculos e uma estrutura óssea masculina.

A atleta do Bauru faz uso de hormônios femininos e passa por exames de doping para que os níveis de testosterona estejam dentro dos limites aceitáveis. No entanto, médicos afirmam que isso não é o suficiente para manter o equilíbrio contra atletas mulheres. Isso ocorre porque a estrutura muscular adquirida por Tifanny ao longo de sua vida ainda é de um corpo feminino, independentemente da operação na genitália.

Recorde de Pontos

Dotada do cromossomo Y, Tifanny não economiza força em quadra.Em apenas três partidas jogadas no novo torneio, a atleta já marcou 70 pontos, o que resulta em cerca de 23,3 por disputa. Uma média absurdamente alta.

MMA

Polêmica similar ocorre no MMA. Em 2017, um ex-militar e ex-caminhoneiro ingressou na disputa feminina. Falley Fox estava insatisfeito com a condição de homem realizou uma operação de mudança de sexo. Entre as mulheres, Fox tem espancado suas oponentes com facilidade. Críticos apontam que o desnivelamento é absurdo que corre-se o risco de Falley poder matar uma adversária dentro do octógono.

Ideologia de Gênero

Defensores da ideologia de gênero dizem que os exemplos são belos e combatem o preconceito. Críticos insistem na tese de que há covardia nos tratamentos e que em breve um mercado de homens transexuais migrando para o gênero feminino possa roubar a posição de mulheres nos esportes.


Grande - Catavento
Bolsonaro Mobile



Você também vai gostar Mais deste autor

Comentário

Carregando...
Bolsonaro Gigante
Mobile - Qi