Grande - Cidade
Mobile - Qi

Leco Reis; fotógrafo reúne fotos de crianças e lança seu primeiro livro

Cumprir a agenda, estabelecer metas, não se atrasar. São tantos compromissos que temos em nosso dia a dia que, muitas vezes, deixamos de admirar os detalhes que fazem a vida ser mais leve e significativa. Acostumado a enxergar a beleza nos mais pequenos e singelos gestos, o fotógrafo Leco Reis lança, através da Editora Adelante, seu primeiro livro “Momentos – As sutis dádivas da vida!”, que vem justamente com a proposta de desconectar as pessoas da correria dos tempos modernos e convidá-las a um momento de reflexão.

 

Voltada tanto para o público infantil quanto para o adulto, a obra traz fotos divertidas e emocionantes de crianças, registradas pelo fotógrafo. Cada imagem vem acompanhada de uma frase motivacional escrita pelo próprio Leco. A inspiração, segundo o autor, foi o livro “Um dia daqueles”, sucesso nos anos 2000, que trazia fotos fofas de animais e frases marcantes. “Eu já fotografava crianças e colecionava lindas expressões todos os dias. Com a chegada da fotografia digital ficou mais fácil de criar um arquivo. Escolhi algumas fotos e comecei a criar as frases. Desde o início eu pensava: que legal seria ter um livro que percorresse o mundo com fotos de crianças que conhecemos ou parentes ou mesmo filhos nossos. Então, quis trazer isto para nossa vida”, conta.

 

Emocionado, o fotógrafo lembra que o projeto do livro ficou “guardado na gaveta” por anos. As fotos e frases estavam prontas desde 2009, mas ele não encontrava o insentivo necessário para publicar a obra. “Por anos tentei mas só recebia o não como resposta. Em agosto de 2017, movido por uma voz dos céus, renovei a esperança de lançar o livro e desta vez a voz estava certa! A editora Adelante abraçou meu projeto e meu coração se encheu de alegria. As fotos, as frases, os recortes do projeto original estavam tão atuais que foram só reajustados. Essa é a ideia das fotos que faço: são atemporais”, diz.

 

A notícia continua após a publicidade

Grande - Maria Bonita

A notícia continua após a publicidade

Mobile - Cidade

A grande apoiadora do projeto foi a esposa de Leco, Silvana, que esteve ao lado dele durante todo processo. “Silvana, minha esposa e companheira de trabalho, que por anos me ajuda na produção das fotos, tem uma parcela enorme em tudo que faço”, destaca.

 

O livro “Momentos – As sutis dádivas da vida!” será lançado no dia 13 de dezembro, na Olympia  Recepções e Eventos (Avenida Antônio Neto, 2650, bairro Manoel Valinhas, Divinópolis), das 19h às 22h.

 

Conheça o autor

 

Alexandre Militão dos Reis. Poucos sabem, mas esse é o nome de Leco Reis. O trabalho do fotógrafo é reconhecido como um dos melhores em Divinópolis e toda região Centro-Oeste de Minas. O grande diferencial é justamente o “sentimento” que ele eterniza em suas lentes. “Faço fotos que expressam ‘a vida’. Quero que as pessoas se reconheçam nelas e tenham orgulho de ver, compartilhar e guardar como um tesouro. Minhas fotos levam minha identidade e gosto disto pois me entrego de corpo e alma ao fotografar. Faço isso com prazer”, ressalta.

 

Leco conta que sempre se interessou pela fotografia. Ele ganhou sua primeira câmera profissional em 1988. Era uma máquina usada e com duas lentes. Nessa mesma época nasceu a primeira sobrinha do fotógrafo. Foi então, com apoio da namorada (hoje esposa) Silvana, que ele decidiu fazer um “book diferenciado” da recém-nascida. “Minha vida começou a mudar a partir daí. A Silvana fazia a produção das fotos e começamos a ter uma pegada diferenciada no trabalho. O resultado era muito original e as pessoas que viam as fotos começaram a me procurar. Percebi que era hora de encarar a fotografia como profissão e passei a me especializar”, recorda.

 

Leco sempre faz questão de se entregar de corpo e alma ao trabalho. Animado com o lançamento do primeiro livro, ele espera que os leitores embarquem na proposta da obra e admirem as belezas e detalhes de cada fotografia. “É um livro leve, que adultos e crianças terão prazer em ter e ler. Ele traz fotos e frases para desconectar as pessoas do dia a dia tenso e sugere pensamentos alegres ou às vezes reflexivos através de lindas e expressivas fotos de crianças. Espero que todos tenham vontade de ‘devorar ‘ o livro, sem ver o tempo passar”, finaliza.


Grande - Catavento



Você também vai gostar Mais deste autor

Comentário

Carregando...
Rodapé - Maria Bonita
Mobile - Maria Bonita