Missa Conga será realizada no próximo domingo

No próximo domingo, dia 28, será realizada a 40º edição da Missa Conga, que inaugura as festas de Reinado e é considerada um dos mais tradicionais eventos das festividades do aniversário de Divinópolis. Em seguida, a Prefeitura disponibilizará café, leite e quitandas para os reinadeiros participantes, cumprindo outro tradicional costume da época: o Café de São Benedito.

A celebração será presidida por frei Leonardo Lucas Pereira. Durante o Reinado, ocorre a encenação da leitura da Lei Imperial pela princesa, que é acompanhada pela guarda e por escravos em correntes. Em seguida, o Canto da Libertação é entoado pelo Terno de Moçambique.

As  festas de Reinado são consideradas um patrimônio imaterial de Divinópolis. Neste ano, os festejos foram iniciados no dia 17 de maio, no bairro Campina Verde, e tem previsão de duração no dia 16 de outubro, na Praça do Mercado.  Ao todo, são 14 festas de Reinado, distribuídas nos bairros e nas comunidades rurais. São parte das festividades: São Judas, Cacoco de Cima, Branquinhos, Tietê, Amadeu Lacerda, Porto Velho, Vale do Sol, Espírito Santo, Vila Romana, Alto São Vicente, São José, Ermida, Interlagos, Buritis, Costas, São Luiz e São João de Deus. A Festa de São Benedito acontece de 3 a 6 de outubro, no bairro Vila Romana.

A notícia continua após a publicidade

A notícia continua após a publicidade

Mobile - Cidade

A organização ficou a cargo da Secretaria Municipal de Cultura. As informações são da Prefeitura de Divinópolis.

As  festas de Reinado são consideradas um patrimônio imaterial de Divinópolis (Foto: divulgação/Prefeitura de Divinópolis)
As festas de Reinado são consideradas um patrimônio imaterial de Divinópolis (Foto: divulgação/Prefeitura de Divinópolis)




Você também vai gostar Mais deste autor

Comentário

Carregando...
Rodapé - Qi
Mobile - Maria Bonita