Grande - Maria Bonita
Mobile - Qi

Morre primeira mulher a exercer a medicina em Divinópolis

Foi sepultada na manhã desta terça-feira (23) uma das personalidades mais marcantes de Divinópolis: a médica Eliza Franca. Ela foi a primeira mulher a exercer a profissão de médica na cidade. Nascida em setembro de 1925, ela faleceu ontem (22), em decorrência de um traumatismo craniano.

Eliza estudou em Divinópolis na Escola da RMV, na Vila Operária, atual Esplanada, e no Grupo Escolar Padre Matias Lobato. Com a ida de seu pai para Belo Horizonte,  Eliza cursou o restante do ensino básico no Ginásio Tristão de Athayde.

A notícia continua após a publicidade

A notícia continua após a publicidade

Mobile - Maria Bonita

Decidida a fazer medicina, ela frequentou o Curso Complementar da Faculdade de Medicina de Minas Gerais para prestar vestibular na área. Eliza foi aprovada e concluiu, em 1949, a Faculdade de Medicina de Minas Gerais, atual UFMG. Um ano depois, finalizou o curso de sanitarista, da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

De volta a Divinópolis, conseguiu seu primeiro emprego como ginecologista, atendendo as esposas dos trabalhadores da Rede Ferroviária no posto de saúde que a empresa mantinha. Isso fez dela a primeira mulher a exercer a medicina na cidade, abrindo espaço para que outras pudessem compor um campo antes ocupado integralmente por homens. Ela montou um consultório na Avenida Primeira de Junho, integrou a primeira equipe médica do Hospital São João de Deus e também trabalhou no Hospital Santa Lúcia. No Hospital São Judas Tadeu, chegou a ocupar o cargo de diretora. Nossa Senhora Aparecida

No entanto, a atuação da divinopolitana não se limitou à profissão. Ela participou da Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Divinópolis.

Nascida em setembro de 1925, ela faleceu ontem (22) em decorrência de um traumatismo craniano (Foto: divulgação/ Revista Bem Feminina)
Nascida em setembro de 1925, ela faleceu ontem (22) em decorrência de um traumatismo craniano (Foto: divulgação/ Revista Bem Feminina)

 

 


Grande - Catavento



Você também vai gostar Mais deste autor

Comentário

Carregando...
Rodapé - Maria Bonita
Mobile - Qi