Grande - Cidade
Mobile - Política

Câmara moderniza sistema informatizado de votação

Medida de otimização do equipamento visa maior eficiência e transparência das votações na Casa Legislativa

A Câmara Municipal de Divinópolis vai investir cerca de R$ 5 mil por mês em um Sistema Eletrônico de Votação e presença, que busca garantir mais transparência, agilidade e segurança durante as reuniões realizadas pelos vereadores.

Composto por painéis, módulos e terminais, o sistema conta com um software de gerenciamento e operação de 17 terminais individuais para registro de presença e voto, leitor biométrico de digitais, comunicação remota sem fio e painel de multimídia de alta definição.

O Sistema Eletrônico de Votação utiliza seis monitores profissionais de 43 polegadas. Além disso, também realiza o controle do tempo do orador com cronômetro progressivo e regressivo, totalizadores de votos sim, não, branco, abstenção e total, além de emitir relatórios e uma ata eletrônica no final das sessões. O equipamento antigo não permitia essas funções.

 

A notícia continua após a publicidade

CATAVENTO - Gif

A notícia continua após a publicidade

Mobile - Qi
Sistema informatizado de votação da Câmara Municipal de Divinópolis.

Modernização

O equipamento foi comprado após um processo licitatório realizado em dezembro de 2019. A Visual Sistemas foi a vencedora do contrato de 12 meses, com valor mensal de R$ 5.400.

O secretário-geral da Câmara, Flávio Ramos, pontuou a relevância da otimização para a Casa Legislativa.

“Esse novo sistema é o mesmo que a Câmara de Belo Horizonte e de outras capitais utilizam. E ao longo desta semana vamos realizar a instalação, bem como realizar os testes necessários. Até por isso, algumas atividades em plenário ficarão suspensas nos próximos dias, como a entrega da Comenda Servidor Padrão, que foi transferida para o dia 7 de abril”, disse.

Ainda de acordo com Flávio Ramos, haverá um treinamento para lidar com o sistema, com a manutenção e constante e a atualização dos sistemas instalados.

“Vamos ganhar em maior visibilidade dos trabalhos a identificação biométrica de operadores e parlamentares, que antes era realizada por senha, o controle do tempo de tribuna e corte de microfone automático, a emissão de documentos e relatórios em tempo real, além e claro, da maior segurança e transparência, que é o nosso maior objetivo”, frisou.


CATAVENTO - Gif
Mobile - Cidade



Você também vai gostar Mais deste autor

Comentário

Carregando...
Rodapé - Qi
Mobile - Qi