Grande - Saude
Mobile - Cidade

A psicologia infantil como aliada na educação das crianças

Conhecer os principais transtornos psicológicos das crianças, como o stress infantil e a hiperatividade, é possível através de cursos online

Esses assuntos giram em torno do que é chamado de psicologia infantil, que é um estudo do comportamento das crianças e que inclui na sua base o acompanhamento das características pessoais, como coordenação motora, física, emocional e social.

Mas, por que é importante estudar esse tema?

A notícia continua após a publicidade

A notícia continua após a publicidade

Mobile - Maria Bonita

O desenvolvimento dessas características nas pessoas de pouca idade (crianças e adolescentes) terá impacto direto e fundamental nas qualidades dela enquanto adulto – tudo é uma questão de maximizar o futuro e o bem-estar delas e do mundo.

A importância da psicologia infantil

As pesquisas mundiais da neurociência mostram que a primeira infância é importante para todo o desenvolvimento cerebral. Assim, os bebês começam a aprender coisas novas desde o período pré-natal.

A partir disso, acredita-se que o melhor investimento para os filhos é a otimização dos primeiros anos de vida das crianças – é por isso mesmo que alguns cursos online são voltados para os pais, que tem interesse em auxiliar os pequenos.

Mas, além de aprender coisas novas, é importante ressaltar que em todo o mundo foi criado um estereótipo de que a criança (na infância, obviamente) é um ser totalmente feliz e ausente de problemas – isso nem sempre é verdade.

É aí que surge a importância da psicologia infantil.

Acredite: as crianças sofrem e tem problemas. Você não precisa se aprofundar muito no assunto para saber disso: nas escolas há relatos de questões como bullying, dificuldades em fazer amigos, entre outras situações.

Na psicologia (e em todas as suas vertentes) é que o filho (e os pais) podem encontrar ferramentas para recuperar a felicidade e resolver todo o conflito.

4 situações comuns em que a psicologia infantil é determinante

Nos dias atuais algumas situações têm sido mais comuns nessa área. E em cada uma delas há uma explicação bem ditada. Nós selecionamos as 4 principais, confira!

1 – O divórcio dos pais

Esses são os eventos mais significativos do século e que afetam diretamente a vida de uma criança.

É importante notar o impacto da separação dos pais na vida dos pequenos.

O psicólogo infantil, quase sempre, é a melhor opção de tratamento.

2 – As crianças ansiosas

A ansiedade é um sintoma muito comum em todas as pessoas, inclusive nas adultas. Mas, ele não é raro em crianças.

O sentimento é de necessidade de conseguir algo – como as cobranças escolares, as brigas em casa e uma série de outros fatores.

O grande questionamento aqui está em como conseguir identificar essa ansiedade considerando a dificuldade com a verbalização.

O profissional auxilia nessa missão e pode encontrar sintomas.

 

3 – Mudanças de regiões e países

Também é comum no mundo moderno devido ao grande número de famílias que migram de uma região para outra, mudando, muitas vezes, até mesmo a linguagem e toda cultura.

Nesse caso, o grande problema encontra-se na necessidade de conseguir se expressar com os outros colegas – isso é complicado até mesmo para os adultos.

A falta de conhecimento e intimidade com o local é sim um grande problema para as crianças.

4 – O problema da obesidade infantil

Na maior parte das vezes isso está relacionado com o bullying.

E na psicologia, costuma-se falar em transtornos alimentares, que incluem os hábitos saudáveis (ou a falta deles).

As crianças que sofrem com esse problema de saúde acabam ficando prejudicadas também no lado emocional – elas podem ficar mais inibidas, por exemplo. E a timidez é um fator determinante para o crescimento dela.

Além da timidez, também pode ser criado o comportamento manhoso ou birrento.

O ideal é entender que os pais sempre podem (e devem) buscar auxílio na psicologia infantil porque é essa área que vai dar segurança para lidar com as tristezas, ansiedades e todos os outros transtornos.

Como a psicologia infantil auxilia o crescimento da criança?

Essas ferramentas citadas vão incidir sobre qualquer sintoma que esteja causando a infelicidade na criança.

Os exemplos mais clássicos são: uma criança que não se diverte e não brinca com outras crianças da mesma idade ou uma criança que não sorri e evita situações que são típicas da idade.

O profissional da área (psicólogo) será como um ponto de apoio para dar aos pais as diretrizes de ações que devem sustentar o crescimento do filho.

 

E ele vai conseguir alcançar o seu resultado a partir do momento que trabalhar com técnicas específicas, como a linguagem, o tom das palavras, o ambiente de confiança, o meio de comunicação e a forma de conseguir informações importantes.

O principal objetivo do psicólogo infantil é ajudar as crianças a se restabelecer de forma saudável. Cabe a ele também orientar os pais a dar continuidade nesse processo.

Curiosidade – até mesmo os desenhos das crianças são significativos

A arte visual é uma das melhores formas de expressão usadas pelos seres humanos.

Há estudos que mostram que psicólogos do século XX encontraram um ponto de vista semiótico nos desenhos infantis, demonstrando algo que, muitas vezes, a linguagem verbal falada ou escrita não conseguia identificar.

As consequências de esses estudos mostrarem que crianças encontram nos desenhos formas de se identificar com a realidade e traçar um paralelo com o imaginário, ao mesmo tempo.

Esses são traços que, na maior parte das vezes, apenas psicólogos conseguem identificar.

Como aplicar a psicologia infantil na vida das crianças?

O tema é muito importante na vida de muitas pessoas. Só que, muitas vezes, ele é difícil de ser estudo devido à falta de tempo ou de disposição financeira.

Alguns cursos online proporcionam esse aprendizado através de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, que incluem ainda exercícios práticos.

Dessa forma, é possível escolher o ritmo e o local que deseja estudar – isso não exige um prazo para terminar o estudo, mesmo porque o interessado pode baixar as apostilas do curso para arquivar para um período posterior.

E claro, se você é um profissional da área que precisa comprovar o estudo, há o certificado de conclusão – sem custos adicionais.

A psicologia infantil é um tema importante para pais e professores. Por outro lado, estuda-lo não é mais problema em se tratando de tempo ou dinheiro – os cursos online provam isso.

Você está preparado para ver as crianças de outra forma, além daquela que diz que elas são “felizes o tempo todo”?


Grande - Saude
Mobile - Cidade



Você também vai gostar Mais deste autor

Comentário

Carregando...
Rodapé - Qi
Mobile - Qi