CATAVENTO - Gif
Mobile - Cidade

Semusa divulga estratégia especial pra vacinação contra a gripe

Campanha teve início na segunda, (23), e vai até 22/05; A princípio, somente serão vacinados os idosos e trabalhadores da área de saúde

Ontem, (23), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Divinópolis desenvolveu estratégias para realizar a campanha de vacinação contra Influenza H1N1. Somente serão vacinados os idosos e trabalhadores da área de saúde.

 

Foto/Divulgação: Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis.

 

A campanha acontecerá durante todo mês de abril e por isso, as pessoas do público alvo não precisam sem apressar para ir aos postos enfrentando filas e aglomerações de pessoas. As unidades de saúde reservarão horários especiais para atender as pessoas e minimizar o risco de contaminação. A meta é vacinar 24.618 mil idosos em Divinópolis.

A notícia continua após a publicidade

CATAVENTO - Gif

A notícia continua após a publicidade

Mobile - Maria Bonita

Equipes itinerantes vão percorrer os hospitais do município para vacinar somente os profissionais da saúde que fazem parte do público alvo da primeira fase da campanha. Esta é uma estratégia da unidade de saúde, assim os profissionais serão vacinados in loco e por isso, não é necessário se deslocar para locais com maior circulação e concentração de pessoas. Idosos acamados receberão uma equipe da secretaria em suas residências.

A campanha de vacinação contra gripe era realizada na segunda quinzena de abril, mas por decisão do Ministério da Saúde, será realizada com antecedência devido ao Coronavírus. A decisão é mais uma medida de proteção aos públicos de risco, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns. A preocupação se deve aos casos mais graves de infecção do Covid-19 serem registrados em pessoas acima de 60 anos.

Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum. Entre eles está a febre repentina (acima de 37,8°C), dor de garganta, associado a dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, coriza e falta de apetite. Sintomas respiratórios como tosse e piora da asma para asmáticos também são comuns. Para confirmar o diagnóstico da doença é necessário realizar teste laboratorial específico.

Segundo Janice Soares, Diretora da Vigilância em Saúde, a segunda fase da campanha começa no dia 16 de abril e a partir de 9 de maio será realizado o Dia D de vacinação. “É indispensável que a população seja imunizada, mas tomando os cuidados necessários para isso. É preciso ter muita atenção aos protocolos de segurança à saúde e se atentar ao andamento da campanha”, esclareceu Janice.

A preocupação no momento é garantir a proteção dos mais vulneráveis, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa. “Precisamos garantir que todos tenham acesso à informação para evitar aglomerações nas unidades de saúde. Nosso foco é realizar uma campanha efetiva e segura para todos”, explicou.


Grande - Catavento
Mobile - Cidade



Você também vai gostar Mais deste autor

Comentário

Carregando...
Rodapé - Qi
Mobile - Maria Bonita