Terminam as obras de restauração do túmulo de Jesus Cristo

As obras de restauração da Edícula e da Cúpula que protegem o túmulo de Jesus Cristo foram concluídas dentro do prazo e o resultado será apresentado na próxima quarta-feira, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pela encarregada da restauração, a grega Antonia Moropoulou, na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém.

A estrutura centenária é considerada considerada o local onde ocorreu o enterro e a ressurreição de Jesus. A obra, que durou dez meses, consistiu na limpeza das lâminas de mármore da armação, no reforço da sua estabilidade, na substituição das lajes danificadas, na cobertura feita com cola das fissuras e no reforço dos suportes.

No final de fevereiro, os andaimes colocados pelos britânicos em 1947 foram removidos e as lonas e tapumes que cercam a Edícula serão retirados para que o recinto fique livre de materiais de obra antes de 22 de março, data da apresentação.

A notícia continua após a publicidade

A notícia continua após a publicidade

Mobile - Cidade

No alto da cúpula, reluz uma cruz greco-ortodoxa, que não estava antes da restauração e que, segundo o franciscano e arqueólogo Eugenio Alliata, poderia pertencer ao projeto original da Edícula.

Com um orçamento inicial de 3 milhões de euros, a equipe restauradora contou com um financiamento total de 6 milhões, 80% por doações vindas do exterior, declarou à Agência Efe Bonnie Burnham, ex-presidente do Fundo de Monumentos Mundiais (WMF, na sigla em inglês).

No mês passado, a chefe da restauração entregou aos três Custódios – o greco-ortodoxo, o armênio apostólico e o católico romano – o projeto de “estabilização de alicerces” que estes ainda estão estudando.

O templo do Santo Sepulcro esteve aberto durante todo o processo de restauração e só foi fechado ao público por 36 horas, quando foi retirada a lápide que cobria a cova original de Jesus Cristo, um feito que não acontecia há cinco séculos. As informações e a foto foram retiradas originalmente do portal Terra.

A Cupula e a Edícula protegem a tumba de Jesus Cristo (Foto: divulgação/ Abir Sultan/EFE)
A Cupula e a Edícula protegem a tumba de Jesus Cristo (Foto: divulgação/ Abir Sultan/EFE)




Você também vai gostar Mais deste autor

Comentário

Carregando...
Rodapé - Maria Bonita
Mobile - Qi