Digiqole ad

Cartunista pitanguense é destaque em site português com homenagem a Quino, criador da Mafalda

A publicação do jornalista Ricardo Welbert foi veiculada no site lusitano, Publico; Ele está em Portugal desde o início de 2019 e estuda na Universidade de Porto

 Cartunista pitanguense é destaque em site português com homenagem a Quino, criador da Mafalda A publicação do jornalista Ricardo Welbert foi veiculada no site lusitano, Publico; Ele está em Portugal desde o início de 2019 e estuda na Universidade de Porto

O jornalista Ricardo Welbert, natural de Pitangui, região centro-oeste mineira, fez uma homenagem ao célebre cartunista argentino, Joaquín Salvador Lavado Tejón, que faleceu aos 88 anos, na quarta-feira (30/09).

Conhecido como Quino, o hermano é autor da famosa menininha de vestido e laço vermelho, Mafalda. As tirinhas da garota se tornaram popularmente conhecidas nas décadas de 60 e 70, pelas observações singulares a respeito entre fatos do dia a dia, até a geopolítica. Os conteúdos também foram reproduzidos em diversas revistas e livros didáticos de Português.

Em tom melancólico pelo luto ao colega de ofício, o registro do mineiro (veja abaixo) apareceu em um dos portais de maior acesso e credibilidade de Portugal. O publico. No cartum, Mafalda aparece aos prantos ao lado de uma gaivota lusitana – personagem de autoria de Ricardo, com a mensagem “Ao mestre Quino, Eterno!”

 

Foto: Reprodução/Publico – Charge de autoria do jornalista Ricardo Welbert

 

O comunicólogo é figura notória em Divinópolis e região, tendo atuado recentemente no Portal Agora e anteriormente na Rádio Sucesso e também na TV Integração. Devido aos teores críticos para com as pautas do cotidiano, sobretudo as de conteúdo político, suas charges são costumeiramente cobiçadas. Nelas, o ilustrador deixa explícito, as abordagens de seus ideais e visão de mundo.

Atualmente, o pitanguense é mestrando em Ciências da Comunicação, na Universidade de Porto, em Portugal, país para o qual o estudante e comunicólogo se mudou em janeiro de 2019. Para quem gosta de cartuns sátiros, o bem humorado Welbert, possui um perfil no Instagram, onde deixa registrado as obras de sua autoria. O nome da página é @gaivotasdoporto .

Foto de capa: Reprodução/ MGTV – TV Integração

Digiqole ad
Vinicius Xavier

Vinicius Xavier

Vinícius Xavier é formado em Comunicação Social/Jornalismo, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Divinópolis. Está graduando o curso de Letras também na UEMG.

VEJA O QUE JÁ FOI NOTÍCIA...