Digiqole ad

Comércios que violarem as normas sanitárias previstas no DM, poderão ser punidos

Decreto vigente esclarece quais segmentos podem funcionar respeitando os protocolos da “Onda Vermelha”, do plano Minas Consciente.

 Comércios que violarem as normas sanitárias previstas no DM, poderão ser punidos Decreto vigente esclarece quais segmentos podem funcionar respeitando os protocolos da “Onda Vermelha”, do plano Minas Consciente.

O Minas Consciente é destinado a orientar a retomada segura das atividades econômicas em cada município, observando o impacto no sistema de saúde.

O plano aborda uma ótica de retomada gradual, progressiva e regionalizada, embasada em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica e da capacidade assistencial do sistema de saúde.

Divinópolis está classificada na “Onda Vermelha”, desde o fim do ano passado, na última quarta-feira (30/12), e o decreto municipal vigente esclarece quais segmentos podem funcionar respeitando os protocolos da referida onda. Porém conforme nova decisão em reunião que ocorre neste instante na Prefeitura, poderá determinar que a cidade avance novamente às Onda Amarela a partir de amanhã (07/01).

Por isto, a orientação da CDL Divinópolis é respeitar irrestritamente o decreto, uma vez que seu descumprimento pode resultar em notificações, multas e interdição do estabelecimento pelo prazo mínimo de 7 dias e, em caso de reincidência, 14 dias.

O que pode funcionar na Onda Vermelha:

– Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência;
– Bares e restaurantes (somente para delivery ou retirada no balcão);
– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
– Serviços de ambulantes de alimentação;
– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, artigos de óptica, lavanderias, pet shop;
– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
– Vigilância e segurança privada;
– Serviços de reparo e manutenção;
– Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
– Construção civil e obras de infraestrutura;
– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
– Academias de musculação, ginástica, pilates, natação, hidroginástica, artes marciais e todo tipo de esportes (Decreto Municipal de Divinópolis N° 14.100, de 04 de  janeiro de 2020)

 

Volta a Onda Amarela

Nesta quarta-feira (06/01) haverá nova apuração da pontuação do município e, caso apresente índices favoráveis, Divinópolis avançará para a “Onda Amarela” do plano, permitindo a abertura de serviços não essenciais. A decisão será anunciada pela Prefeitura até às 18h, desta quarta-feira.

► Clique aqui e confira em qual onda está cada segmento.

Digiqole ad
Avatar

Redação Cidade Divinopolis

VEJA O QUE JÁ FOI NOTÍCIA...