Digiqole ad

Corra Cores na Rua continua a embelezar pontos divinopolitanos

O Ginásio Poliesportivo Fábio Notini também recebeu as expressões autorais de grafitagens; Projeto tem iniciativa conjunta com a Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio de uma empresa de material de construções da cidade

 Corra Cores na Rua continua a embelezar pontos divinopolitanos O Ginásio Poliesportivo Fábio Notini também recebeu as expressões autorais de grafitagens; Projeto tem iniciativa conjunta com a Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio de uma empresa de material de construções da cidade

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou a pintura do Ginásio Poliesportivo. O lugar possui 1,7 mil metros quadrados de área construída, dividida entre quadra, salão, estacionamento e vestiário.

O Poliesportivo de Divinópolis, local que acolhe projetos de incentivo a prática esportiva, também já foi palco de palestras de conscientização sobre corpo saudável e outros eventos.

A pintura do espaço aconteceu em parceria com o projeto de grafite de rua realizado pelo artista plástico William Pinguim, que através do seu trabalho leva cores e alegria para a cidade.

O grafite é uma maneira autêntica de construir uma identidade visual para o município. As artes feitas pelo projeto já estão em alguns pontos da cidade, como na parte de baixo da ponte que liga o bairro Esplanada Niterói ao Centro de Divinópolis.

Segundo o Secretário de Cultura, Gustavo Mendes, trazer a arte para espaços é fundamental para trazer vivacidade e cultura em vários pontos do município. “Essa parceria além de proporcionar o incentiva a arte, tem o viés de dar visibilidade para os artistas grafiteiros locais”, conta ele.

 

Grafites do Projeto “Corra Cores na Rua” tem embelezado Divinópolis com expressões artísticas autorais. | Foto: Mariana Bernardes

 

 

O Projeto 

Com a proposta de levar mais vida e arte aos espaços públicos de Divinópolis, nasceu o CORRA – Cores na Rua. Idealizado por Mariana Bernardes e realizado pelo artista William Pinguim, através do Ateliê Conte Comigo. Há dois anos os artistas tiveram a ideia por sentirem falta de um movimento desse estilo em Divinópolis.

O grafite é uma arte urbana. Estabelece interações entre os que transitam nos espaços e sem dúvidas, provoca melhorias ao ambiente. Além disso, traz em sua essência mensagens críticas e reflexivas, geralmente por ocuparem espaços abandonados ou ociosos.

Através desta iniciativa no ano de 2020, Divinópolis vai ganhou três grafites inéditos pelo projeto: no viaduto que liga o centro ao bairro Esplanada, no estacionamento do Teatro Municipal Gravatá (pertencente a área NÃO tombada) e no muro lateral do ginásio Poliesportivo.

Mas o projeto não para por aí. a ideia é que o CORRA aconteça anualmente com ainda mais apoiadores e artistas dispostos a trazerem arte e cores para os muros da nossa cidade. O objetivo é movimentar a cena do grafite em Divinópolis, revitalizar espaços públicos, trabalhando a mensagem da valorização e fortalecimento da rede entre os artistas locais.

O CORRA contou em sua primeira edição com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e o patrocínio da Cimcal. Para acompanhar o circuito os artistas convidam para seguir as redes sociais: @ccorra_, @contecomigo_ e @pinguim.artes .

Digiqole ad
Avatar

Redação Cidade Divinopolis

VEJA O QUE JÁ FOI NOTÍCIA...