Digiqole ad

Probabilidade de retorno do auxílio emergencial em 2021

 Probabilidade de retorno do auxílio emergencial em 2021

Vários fatores indicam a probabilidade do retorno dos pagamentos. Agravamento da pandemia, ritmo lento da economia,  grande pressão popular e política. Estes são apenas alguns fatores que podem evidenciar um possível retorno do auxílio emergencial que foi ofertado no ano passado, e que se encerrou em dezembro de 2020.

Apesar de toda a dificuldade alegada pelo Governo Federal,  e que certamente tem fundamento devido ao agravamento da economia no período de pandemia,  a lentidão da recuperação econômica no início deste ano poderia amenizada  por mais uma rodada do auxílio. Mesmo que em pequenas parcelas( menores que oferecido em 2020) e por um tempo menor.

Entre os economistas existe o consenso de que não seria viável a retomada do programa assim como executado em 2020,  porém o novo formato com parcelas mais baixas em um período mais curto poderia ser a solução para a estagnação econômica. Um estudo realizado pela Tendências Consultoria prevê que, sem o auxílio, a renda dos nordestinos deverá cair, em média, 8% em 2021, sendo a segunda região mais prejudicada do País, abaixo apenas do Norte (8,5%).

Uma possível segunda onda e o índice de infecção diária e mortes ainda estando em patamares preocupantes, a demora em ofertar vacinação para a população e a pressão do congresso nacional( obviamente por conta da pressão popular), podem levar a uma possível retomada, mesmo que bem  mais singela, do auxílio.

Digiqole ad
Brenda Jhon

Brenda Jhon

Apaixonada por fotografia, filmagem e jornalismo, Brenda Jhon tem um olhar crítico e apurado sobre os fatos e as polêmicas diárias. Sem muito mimimi ela solta o verbo no Portal Cidade Divinópolis.

VEJA O QUE JÁ FOI NOTÍCIA...